sábado, 7 de maio de 2011

Pérolas Gregas - Complexo de Eletra



A psicanálise dá esse nome a um problema emocional que acomete as meninas entre os 5 anos de idade e a puberdade. Consiste numa afeição exagerada pelo pai, que provocaria uma desejo inconsciente de eliminar a mãe para ficar com o pai só para ela. Ao nível do consciente isso traz uma série de conflitos típicos que infernizam a vida da menina e dos familiares.

O nome foi dado por Sigmund Freud que estudou e descreveu aquele trauma pela primeira vez, dando-lhe o nome em alusão à tragédia grega Elektra, uma peça de teatro produzida pelo dramaturgo Sófocles, o maior de todos os tragediógrafos. Aquele autor viveu no 5º século antes de Cristo, no auge da cultura helênica, atribuindo-se ao mesmo a autoria de 123 peças, das quais apenas 7 chegaram intactas aos nossos dias: Ájax, Antígona, Astraquínias, Édipo Rei, Elektra, Filotectes e Édipo em Colono. Das outras conhecemos apenas fragmentos. Outros dramaturgos famosos que conviveram com Sófocles e rivalizaram com ele, foram Eurípedes e Ésquilo.

Elektra era filha primogênita do rei Agamêmnon, que liderou a armada grega na guerra de Tróia. Sua mãe era a rainha Clytemnestra, irmã de Helena, aquela mesma que deu motivo à guerra, quando foi raptada pelo príncipe troiano Paris. Durante a ausência de Agamêmnon naquela guerra, Clytemnestra tornou-se amante de Egisto. Finda a guerra, Agamêmnon retorna à Grécia, sendo recebido por Egisto para um banquete, durante o qual é assassinado pela esposa, que em seguida casa-se com Egisto. Para vingar a morte do pai, Elektra trama a morte da mãe.

Na versão de Sófocles (existe também uma versão de Eurípedes), após a morte de Agamêmnon, Elektra foge com seu irmão Orestes, deixando-o aos cuidados de Estrófio e retorna para ficar no palácio, apesar do ódio que sentia por Clytemnestra e seu amante.
Já adulto, Orestes e seu primo Pílades partem em busca de vingança, porém divulgando antes a falsa notícia de sua própria morte. Ao saber disso, Elektra ficou muito abalada, mas resolveu prosseguir sozinha com aquela vingança. Porém Orestes logo a encontra e esclarece o plano para assassinar Clytemnestra. Executaram o plano e, quando Egisto voltou ao palácio, também foi morto por eles.

Nenhum comentário: